sexta-feira, fevereiro 9

Coifa da Caixa de Mudança

Meu velho buggy tem (tinha) um problema crônico: cada vez que era erguido em um elevacar, a suspensão traseira descia tanto, que apoiava os semi-eixos nos garfos da caixa de marchas. Então, devido à pressão e à péssima qualidade das coifas de borracha que tenho encontrado por aí, elas não aguentavam e rasgavam. Isso era meio frequente, mesmo sem a elevação do carro, pois qualquer pulo maior, lá se ia a coifa.

Pois ontem, trocando a coifa pela enésima vez, na Sulcar (Eraldo), em Pelotas, vi que podia fazer alguma coisa para evitar este problema. A primeira solução pensada, tomando um cafezinho no posto ao lado, foi colocar um limitador que já tinha visto em outros buggies: uma cinta que não permitisse a suspensão chegar àquele ponto. Mas, olhando melhor os braços de apoio do facão, vimos que há um ponto reforçado de apoio. Só o que precisávamos, era levar este ponto de apoio um pouco mais para cima. O Eraldo cortou um pequeno pedaço de prancheta de aço (uns 3 ou 4mm) e soldou naquele ponto. Resolvido o problema! Tirei umas fotos no celular, que coloco aqui amanhã, se conseguir baixá-las. Mas o princípio é simples! e funciona.

2 comentários:

Laurent disse...

eureka! obrigado pela idéia, sofro com mesmo problema e vou estudar talvés adaptar aquela peça que fica na ponta do facão, suporte de metal e borracha, fixado nos parafusos do semi-eixo.
Não consegui enxergar como seria esta cinta limitadora? onde prende?

Laurent disse...

(talvez) a desculpa é q esqueci de revisar :P