sábado, fevereiro 24

Meyers Manx - Great Cars

Neste filme, aparece o próprio Bruce Meyers dirigindo um Manx. O cara é o pai dos buggies, desde a fabricação do Manx, o primeiro fiberglass buggy do mundo!

Dune Buggy 1

teste

Northstar Sandcar

Cadillac Northstar 32v V8 Sandcar com NOS nas dunas de Little Sahara, Oklahoma em 2001. É um buggy???? Porque não?...

Projeto Contato na Patagônia




Projeto Contato é uma empresa especializada em fotografia e aventura. Neste mês, eles estão na Patagônia Argentina, tirando muitas fotos. Estes das fotos são os responsáveis pela empresa (que tem mais dois sócios) . O de cabelo é o Nede Losina e o outro é o Gerson Nunes. Caras de altíssimo astral! O blog deles tem muitas e belíssimas fotos da região, tiradas pelos participantes da aventura. No site oficial, também muitas fotos e informações sobre cursos que envolvam fotografia (estúdio, iluminação, tratamento digital e muito mais). O estúdio fica em Porto Alegre.

imagens: blog do Projeto Contato

domingo, fevereiro 18

Buggy gringo




Este é um buggy tamanho "stock", ou seja, com o mesmo entre-eixos do Fusca (Type 1 para os gringos). Ele pode ser montado diretamente sobre a plataforma do fusca, mas este está com um chassi tubular, suspensão dianteira especial, traseira com IRS e braços em chromoly. Reparem neste buggy: freios a disco, direção montada, amortecedores especiais, embreagem hidráulica, rodas e pneus especiais e muito mais. Para andar, falta somente o conjunto motor/caixa e a instalação elétrica. Custa a bagatela de 17 mil dólares (fob fábrica), o que significa que trazer uma fera destas custaria mais ou menos uns 90 mil reais! O chassis é uma obra de arte! vejam a foto dele ao lado. Mais proteção, impossível. Mas, no site da Dan´s Performance, também podem ser encontradas peças interessantes a preços acessíveis. Estou comprando as coifas de caixa para meus eixos, já que no Brasil só tem as de baixíssima qualidade.

Buggies com comprimento do fusca podem ser fabricados sem grandes problemas, de acordo com a resolução 25/98, como alteração de característíca, já que não há corte no chassi (plataforma). E a data de fabricação permanece a do carro doador. É a maneira mais simples e eficaz de se fazer buggies com mecânicas que estão disponíveis, já que contruir e homologar um chassi é quase impossível (pelo menos, aqui no RS).

Ballistic - The Edge!

Ballistic é o nome deste buggy, fabricado na Austrália. Soluções interessantes... Esta empresa (The Edge) vende planos para construção de buggies gaiolas, com mecanização de moto, embora os planos deste ainda não estejam em venda. É um bichinho bem estranho mas, segundo o site da empresa, já atingiu 150km/h em pista de terra. É um buggy de dois lugares, onde o piloto fica à frente e o passageiro, logo atrás.

Este foi construído com mecânica Subaru turbo, caixa automática (?!) rodas 19" (pneus de moto?). A suspensão tem um curso muito grande: 60cm na dianteira e 50cm na traseira. Segundo os primeiros testes, ele praticamente não tem "rolling" nas curvas, fazendo-as com grande velocidade. Reparem o ângulo das rodas dianteiras.

sexta-feira, fevereiro 9

Coifa da Caixa de Mudança

Meu velho buggy tem (tinha) um problema crônico: cada vez que era erguido em um elevacar, a suspensão traseira descia tanto, que apoiava os semi-eixos nos garfos da caixa de marchas. Então, devido à pressão e à péssima qualidade das coifas de borracha que tenho encontrado por aí, elas não aguentavam e rasgavam. Isso era meio frequente, mesmo sem a elevação do carro, pois qualquer pulo maior, lá se ia a coifa.

Pois ontem, trocando a coifa pela enésima vez, na Sulcar (Eraldo), em Pelotas, vi que podia fazer alguma coisa para evitar este problema. A primeira solução pensada, tomando um cafezinho no posto ao lado, foi colocar um limitador que já tinha visto em outros buggies: uma cinta que não permitisse a suspensão chegar àquele ponto. Mas, olhando melhor os braços de apoio do facão, vimos que há um ponto reforçado de apoio. Só o que precisávamos, era levar este ponto de apoio um pouco mais para cima. O Eraldo cortou um pequeno pedaço de prancheta de aço (uns 3 ou 4mm) e soldou naquele ponto. Resolvido o problema! Tirei umas fotos no celular, que coloco aqui amanhã, se conseguir baixá-las. Mas o princípio é simples! e funciona.

sábado, fevereiro 3

Blind Chicken Racing



Um dos site que gosto de visitar, pela grande quantidade de sugestões e projetos é o http://www.blindchickenracing.com. Lá você pode encontrar como fazer a elevação da suspensão dianteira, através do trabalho nas pontas de eixo do fusca, colocar uma suspensão IRS, fazer uma máquina para dobrar tubos e muitas outras informações interessantes. Vale a visita, mesmo que você não entenda muito inglês, pois tem muitas fotos e desenhos.


Vejam a altura deste baja, com as tais ponteiras de eixo alteradas. Esta mesma maneira pode ser utilizada para rebaixar o carro, sem que se tenha os inconvenientes das suspensões catracadas, que alteram significativamente a geometria.

sexta-feira, fevereiro 2

Luz na Escuridão



Ontem, foi emitida a Deliberação 55 do Denatran, que modifica uma parte da Resolução 197, para clarear a questão do "dispositivo de iluminação". Ficou assim:

b) quando instalado como acessório o engate deverá apresentar as seguintes características:

I – esfera maciça apropriada ao tracionamento de reboque ou trailler;
II – tomada e instalação apropriada para conexão ao veículo rebocado;
III – dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque;
IV – ausência de superfícies cortantes ou cantos vivos na haste de fixação da esfera;
V – ausência de dispositivo de iluminação.

Bem melhor...

imagem: site do Denatran

Controle Total!

Este "rail buggy" (gaiola) está fazendo uma curva com as rodas no ar! Como ele consegue isto? através de um dispositivo ligado diretamente da direção do veículo, que faz com que ele freie, seletivamente, as rodas traseiras, fazendo com que ele curve assim, empinado.

Claro que um motorzão ajuda bastante para ele ficar nesta posição durante muito tempo...

Este tipo de manobra me faz pensar no funcionamento da política brasileira. Ok, não vamos generalizar, apenas uns 90% deles. Mesmo que nós estejamos com a impressão de que está tudo meio descontrolado, eles dão um jeito de fazer a coisa funcionar, no melhor estilo! Maluf está de volta ao Congresso e foi recebido com honrarias por muitos dos seus colegas. Estes coletas querem aprender com ele como se faz manobras friamente calculadas, com a certeza de que tudo vai dar certo ou eles, simplesmente, estão bajulando o poder (a grana)? Em qualquer dos casos, é triste ver isto.

Então, vamos acompanhar de perto este novo Congresso, que conta com Collor, Maluf, Sarney, Clodovil, Frank Aguiar e tantas outras figuras interessantes. Vai funcionar? Vai, só não sabemos para que lado, pois estamos com as rodas levantadas e sem um bom sistema para controlar a direção. Ou, pelo menos, é esta a impressão que o povo tem. Na ótica deles, pode ser que seja um pouquinho diferente.

Imagens: http://www.sandbrake.com/