domingo, novembro 12

Senta a Púa!

No dia 06 de outubro de 1944, os integrantes do 1º Grupo de Aviação de Caça do Brasil (GAvCa) desembarcaram no porto de Livorno, na Itália, para participar da Segunda Guerra Mundial integrando o 350º Fighter Group. Faziam parte do grupo 466 pessoas: 49 pilotos e 417 homens de apoio. Este desenho é uma homenagem aos que combateram por lá, com garra e determinação. Foi feito pelo Jr e finalizado pela Sam. Imprimi em adesivo laser e está no Velho´73.

Conhecer a história do 1º GACB, é importante e interessante. Existe um DVD à venda (http://www.sentapua.com.br/), baseado no livro do Tenente Aviador, Rui Barbosa Moreira Lima (http://www.incaer.aer.mil.br/setorial2.htm). Orgulhe-se da nossa história!

O logo original do 1º GAvCa é este aí ao lado. Estava na lateral de todos os 48 aviões P-47D THUNDERBOLT usados em combate pelo grupo, na Segunda Guerra. Foi criado pelo capitão-aviador Fortunato Câmara de Oliveira, e teriam alguns significados: o grito de guerra "Senta a Pua!", usado pelos aviadores, a avestruz, para simbolizar que tinham um estômago que digeria qualquer coisa (alusão à pessima comida servida no Panamá, onde foram treinados), a pistola, que representava a defesa do avião, o Cruzeiro do Sul e até as garras do avestruz "travando" nas nuvens (detalhes retirados dos sites www.sentapua.com.br e http://www.jambock.com.br/)

Nesta época em que a ética brasileira está sendo tão questionada, é importante saber que nem sempre foi assim...

Nenhum comentário: